sábado, 23 novembro 2024

Festival Raízes Surf Classic agita Praia da Jureia com muito surfe e rock’n roll em São Sebastião

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Festival Raízes Surf Classic proporcionou uma viagem pela história do surfe e um show nas ondas da praia da Jureia, no sábado (21). O evento foi organizado pela loja de equipamentos de surfe Raízes Surf com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP).

A competição celebra a rica história e os pioneiros do surfe local, nacional e mundial. O festival já se tornou uma tradição na comunidade local e chega à 20ª edição. O Raízes Surf Classic não só homenageia os primeiros praticantes do surfe, mas também mantém viva as tradições e o espírito que moldaram o esporte.

O rock’n roll foi o som do festival e ficou por conta da Banda Surf Doctor’s, que animou o público com um repertório que transmitiu o espírito do surfe. Além disso, houve a ‘Sunset Session’, onde os entusiastas do surfe puderam conferir uma feira de equipamentos, exposições e até mesmo realizar o test-drive de pranchas da marca Lightning Bolt.

Com categorias, formatos e atrações que remetem às origens do surfe, o festival é uma verdadeira celebração ao legado do esporte. Foram 72 atletas de diferentes gerações unidos em um espírito de camaradagem e celebração.

O evento contou com seis categorias clássicas de competição, incluindo Longboard Master, Longboard, Longboard Feminino, Single Fin, Twin Fin e Feminino Retrô, oferecendo oportunidades para surfistas de todas as idades e estilos mostrarem suas habilidades.

A equipe que se destacou na competição foi a Surfessência que teve Victor Lucas como campeão das categorias Long, Single Fin e Expression Session; João Vitor Paulino foi o campeão na categoria Twin Fins e Adam Kida terminou em terceiro lugar na Twin Fins.

Uma das atrações do festival foi a exposição do Museu Raízes Surf que exibiu o acervo de pranchas de surfe coletadas ao longo das décadas pelo renomado Oscar Gonsalves. Existem pranchas datadas, desde os anos 60 até os dias atuais, que representam a evolução e a paixão pelo surfe.

De acordo com Oscar, a loja já tem 28 anos de história e realiza um trabalho social através de aulas de surfe gratuitas para crianças em vulnerabilidade social que residem na Costa Sul. Além disso, ele conta que o campeonato surgiu com o intuito de manter viva as raízes da velha guarda do surfe.

“Os atletas que participaram dos primórdios do surfe têm o direito de se manter ativos em competições e precisam ser reconhecidos pela importância que tiveram na evolução desse esporte. Esse campeonato retrô é o único que o atleta perde e saí sorrindo, pois o importante é a vivência sobre as ondas”, comenta Oscar.

A classificação completa da competição pode ser conferida no link a seguir: https://letzplay.me/tropical-bt/tourneys/13412.

Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro