O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França participou da 6ª edição do exercício de acidente com produtos perigosos e múltiplas vítimas, realizado na última semana pela Concessionária Tamoios. O simulado teve como principal objetivo avaliar a capacidade de resposta das equipes de emergência em cenários de alta complexidade.
O exercício ocorreu no interior de um dos túneis do Contorno Sul, no trecho de São Sebastião, onde um acidente entre um caminhão e uma van resultou em múltiplas vítimas e no vazamento de carga perigosa.
Entre as operações de resgate, uma vítima foi transportada pelo Helicóptero Águia de São Paulo até o Heliponto do HRLN. No local, a equipe de emergência do hospital já aguardava para realizar os atendimentos necessários, evidenciando a eficiência e prontidão dos profissionais de saúde da unidade.
Simulados são essenciais para garantir eficiência em emergências, diz Gustavo Cursino, diretor executivo da unidade, “a realização de exercícios como este é fundamental para assegurar que nossas equipes estejam devidamente capacitadas a responder com rapidez e eficácia em situações de emergências reais. Desta forma, garantimos não apenas a segurança das vítimas, mas também a redução significativa dos riscos envolvidos”, reforça.
A ação contou com a participação de cerca de 14 profissionais, entre bombeiros, brigadistas, socorristas, médicos, enfermeiros e funcionários administrativos. Eles foram responsáveis por recepcionar a vítima no heliponto, conduzi-la até a sala de emergência e realizar os procedimentos de estabilização, demonstrando um trabalho coordenado e eficaz.
Foto: Divulgação/PMC