quinta-feira, 21 novembro 2024

GERCO desenvolve plano de ação e gestão e reúne instituições em evento de promoção do equilíbrio ambiental São Sebastião

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Gerenciamento Costeiro (GERCO), que vem desenvolvendo um plano de ação e gestão do zoneamento ecológico econômico, reúne, a partir das 8h da próxima quinta-feira (31), entidades e pessoas interessadas para apresentar e discutir tópicos relacionados ao Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas. O encontro será no Auditório Cynthia Cliquet Luciano, localizado à Rua Castro Alves, 377, no bairro da Enseada.

O GERCO é um conjunto de ações, procedimentos e instrumentos para a gestão dos recursos naturais da zona costeira, de forma integrada e participativa, visando a melhoria da qualidade de vida das populações.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e vice-presidente do GERCO-LN, Flávio de Queiroz, “o evento é uma grande oportunidade de reunir diversos atores para uma troca de experiências nas ações realizadas no enfrentamento dos eventos climáticos. Será de grande valia para debatermos estratégias e políticas públicas no âmbito do GERCO”.

O evento, que tem como objetivo envolver os órgãos responsáveis ou relacionados com as ações para enfrentamento aos eventos climáticos extremos e promoção do equilíbrio ambiental, contará com representantes dos colegiados gestores do Litoral Norte – GERCO, CBH, APA Marinha, Unidades de Conservação – representantes do poder público, com destaque para Instituto de Pesquisa Ambiental (IPA), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Ministério do Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual e dos quatro municípios do Litoral Norte, universidades, entidades da sociedade civil e demais interessados.

O coordenador da Comissão Temática de Mudanças Climáticas do GERCO, responsável pela organização do evento, Pedro Rego, reforça a importância da presença da população no evento. “Traremos instituições de referência e atualizações sobre os cenários cada vez mais críticos, a presença do maior número de pessoas durante o evento será fundamental para contribuições nesse processo tão importante de gestão territorial”.

Confira abaixo a programação:

8h – Recepção

8h30 – Abertura com representantes dos três segmentos constitutivos do GERCO LN

8h50 – O Programa e a Dinâmica das mesas

1ª. Mesa de Diálogo: Caracterização e monitoramento das áreas de risco do Litoral Norte – terra e mar

9h – Atlas áreas de risco do Litoral Norte e o processo de discussão com as comunidades – Claudio J. Ferreira – IPA

9h30 – Previsão oceanográfica: plataforma SARIC- Célia Gouveia – IPA

10h – Defesa Civil Estadual: sua estratégia de atuação para o verão 2024/2025 e o sistema de alerta – Tenente Tiago Luiz

Lourençon – Núcleo de Análise de Risco, Divisão de Prevenção

10h30 – Previsão para o próximo verão, e indicadores de projeções climáticas – Giovanni Dolif – CEMADEN.

Mediador: Leandro Saadi

2ª Mesa de Diálogo: Perspectivas da Educação

11h – Restauração das áreas e escolas seguras – Fernando Almeida ICC

11h30 – Gestão Comunitária de Riscos – Pedro Leal (IPA) –

12h – Ações educativas: Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres do Litoral Norte: Raquel Trajberg – CEMADEN

12h30 – Ciência cidadã e redução de risco a desastres – Allan Yu – IO/USP

Mediador: Pedro Rego

13h – 14h30 – Intervalo para o almoço

3ª Mesa de Diálogo: Prevenção e Adaptação

14h30 – Ações preventivas de ocupação irregular: monitoramento integrado – Eduardo Trani – SDUH

15h – Plano e Agenda de adaptação às Mudanças Climáticas no nível federal – Maurício Guerra – MMAMC

15h30 – Enquadramento dos grandes empreendimentos em relação às mudanças climáticas – Tadeu Badaró – Ministério Público Estadual

Mediador: Paulo André Cunha Ribeiro

16h- 17h – Debate geral e encaminhamentos, com todos os palestrantes na mesa

Todos as pautas abordadas no evento foram desenvolvidas de maneira a atingir alguns objetivos, são eles;

Divulgar o mapeamento das áreas de risco municipais, tomar conhecimentos dos índices de vulnerabilidade socioambiental, conhecer as previsões para o próximo verão, debater a estratégia para construção dos Núcleos da Defesa Civil e consequente desenvolvimento dos Planos de Contingência locais, entre outros.

Serviço:

Data: 31 de outubro – quinta-feira

Horário: 8h – 17h

Local: Auditório Cynthia Cliquet Luciano – Rua Castro Alves, 377 – Enseada – São Sebastião

Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro