sexta-feira, 18 abril 2025

Parcerias em ações de plantio fortalecem a arborização urbana em Caraguatatuba

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em continuidade com o projeto de Arborização Urbana do município, realizou nesse mês diversas ações em parcerias com moradores dos bairros Pontal Santa Marina e Balneário dos Golfinhos.

No dia 16/11, um grupo de moradores do bairro Pontal de Santamarina, realizou o plantio de 28 mudas em pontos “viciados” de descarte irregular, além da instalação de placas orientativas sobre o correto descarte. Essa ação foi definida em reunião prévia no dia 17/10, quando a secretaria adjunta Tatiana Scian e a assessora consultiva Meire Paiva apresentaram o projeto “Descarte essa ideia”, esclarecendo e alinhando diversas demandas do bairro.

Além disso, no dia 23/11, moradores do Balneário dos Golfinhos também realizaram uma ação de plantio simultâneo em quatro pontos do bairro, onde 16 mudas (8 pitangueiras e 8 grumixamas) foram plantadas. E foram instaladas também placas educativas relacionadas ao descarte de resíduos. Essa ação foi previamente alinhada no dia 05/11, durante uma reunião no bairro, com a presença do Secretário Leandro Caetano.

“Essas ações em parceria com moradores, escolas, e sociedade civil em geral são muito importantes para o município, pois evidenciam o crescente engajamento da comunidade em cuidar do coletivo e preservar o meio ambiente” explicou a secretaria.

E no dia 23/11, mudas de árvores nativas oriundas do viveiro municipal foram distribuídas em parceria com a Associação Caraguatás Ambiental durante uma feira de artesanato local no bairro Pontal Santa Marina.

Plantios em áreas públicas

Para os plantios a serem realizados em áreas públicas tais como praças, canteiros centrais entre outras áreas (exceto calçadas), a secretária adjunta reforça a importância da autorização prévia emitida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca para que o plantio possa ser permanente e desenvolver saudavelmente. “É preciso uma análise de cada local e suas interferências, tais como postes, sinalização de trânsito, tubulações, interferências viárias, entre outros. E o porte e espécie de árvore escolhida precisa estar de acordo com o local, e não somente as questões paisagísticas”, afirmou a secretária. O plantio indevido está sujeito à remoção, de acordo com o artigo 7º do Decreto 378/2015.

O interessado deve abrir um processo administrativo ou através do 156 informando minimamente o(s) local (is), espécies escolhidas e a quantidade. As mudas poderão ser fornecidas gratuitamente pela secretaria. E em caso de dúvidas, o interessado pode procurar a secretaria de meio ambiente que podemos elaborar o projeto local em conjunto.

Cartilha de arborização urbana

Desde 2017, a Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza a cartilha de arborização urbana, disponível na secretaria ou no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2024/07/Cartilha-Arborizacao-Brasao-24.pdf. No conteúdo o munícipe encontra informações sobre os benefícios do plantio, como cuidar, locais corretos para o manejo, melhores espécies, a criação do espaço árvore, técnicas de poda, entre outras.

Adote o verde

Atualmente, a prefeitura conta com 6 áreas disponibilizadas para adoção através do Decreto 841/2018, que institui e regulamente o programa Adote o Verde.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro