quinta-feira, 3 abril 2025

4º Festival da Lula de Ilhabela movimenta economia local e atrai grande público

A 4ª edição do Festival da Lula de Ilhabela consolidou-se como um dos principais eventos gastronômicos e culturais do município, impulsionando a economia local e atraindo moradores e turistas, inclusive internacionais. Realizado de 21 a 30 de março no Mercado do Peixe, no bairro do Perequê, e de 28 a 30 no Centro Cultural da Salga, o evento destacou a riqueza da tradição caiçara e reforçou a identidade cultural da cidade.

“Eventos como o Festival da Lula são essenciais para fortalecer nossa economia, pois movimentam o turismo, impulsionam o comércio e geram emprego e renda para nossa população. Além disso, promovemos e preservamos nossa rica tradição gastronômica”, afirmou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

No Mercado do Peixe, a iniciativa foi pensada para fomentar ainda mais a pesca e a economia local. Além do fortalecimento gastronômico, o festival incentivou a pesca artesanal local. As lulas e outros pescados vendidos ou preparados no Mercado do Peixe são oriundos da pesca de Ilhabela, garantindo sustento para as comunidades pesqueiras e fortalecendo a economia local. “A cultura de Ilhabela está intimamente ligada à pesca e à culinária caiçara. Valorizá-la é uma forma de manter viva nossa identidade e gerar desenvolvimento para nossa população”, destacou o Secretário de Cultura, Marquinhos Guti.

No Centro Cultural da Salga, de 28 a 30 de março, os visitantes puderam degustar um cardápio variado preparado por chefs locais, com opções que iam desde a tradicional lula à dorê até versões mais sofisticadas, como lula ao vinagrete, lula provençal e paella de lula. Os pratos foram vendidos a preços populares, tornando a experiência acessível a todos e incentivando a valorização da culinária regional.

A programação musical diversificada também foi um atrativo à parte, reunindo artistas locais e bandas de renome nacional. O público curtiu apresentações da banda Rastapé, Grupo Tradição, além de artistas locais como Nico e Banda, Siriani, Projeto Brazuca, Manauê, banda Geração Sertaneja e DJ’s, garantindo uma trilha sonora para todos os gostos.

Para o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Harry Finger, eventos como esse são estratégicos para a cidade. “Nosso objetivo é promover Ilhabela como um destino turístico de experiências autênticas. O Festival da Lula une gastronomia, cultura e entretenimento, movimentando a economia e consolidando nossa cidade como referência no turismo gastronômico e cultural”, concluiu.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro