sábado, 19 abril 2025

Etapa de São Sebastião do QS6000 conta com transmissão ao vivo no canal da WSL

São Sebastião vai receber pela 12ª vez, na Praia de Maresias, entre os dias 22 e 27 de abril, uma etapa de um dos principais campeonatos de surfe do mundo, o Qualifying Series (QS), que faz parte do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Pensando em todos os espectadores, a organização do evento anunciou que terá transmissão ao vivo pelo site worldsurfleague.com, no app da WSL e nos canais oficiais da Liga Mundial de Surfe no YouTube.

A ideia da transmissão é conectar os fãs do esporte, aumentar o alcance de público, gerar oportunidades aos atletas e promover o desenvolvimento da modalidade. Além disso, a intenção é oferecer uma experiência imersiva e emocionante a todos que não puderem estar presentes, capaz de criar laços entre os fãs de surfe e o QS Maresias.

Essa etapa do QS, divisão de acesso para o Challenger Series, garantirá 6000 pontos para o ranking sul-americano da World Surf League (WSL), tanto para o masculino quanto para o feminino. O evento conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Turismo (Setur), além de ter patrocínio oficial do Banco do Brasil.

A gestão da WSL promete que esse será o maior evento de surfe já realizado no estado de São Paulo. A liga quer aproveitar o momento para fazer história, envolvendo o público – tanto da região, como os turistas – com o intuito de promover a modalidade e oferecer diversas ações de entretenimento, em Maresias.

Com essa 12ª etapa, São Sebastião se tornou a cidade do litoral paulista que mais vezes recebeu a competição e superou as dez realizadas em Ubatuba, oito no Guarujá e uma na Praia da Grama, em Itupeva. Essa será a 31ª etapa no Estado de São Paulo.

Vale lembrar que nomes que atualmente brilham na elite da WSL já tiveram a oportunidade de competir e vencer em São Sebastião, casos de Ian Gouveia (2023), Yago Dora (2018), Deivid Silva (2017), Miguel Pupo (2015) e Filipe Toledo (2014).

Já em relação à disputa feminina, que passou a ocorrer a partir de 2023, as vencedoras foram a brasileira Laura Raupp, de Santa Catarina, e a peruana Arena Rodriguez Vargas.

Ações sustentáveis e atividades físicas para público

O Circuito Banco do Brasil de Surfe sempre realiza várias atrações extras para o público em todas as suas etapas, com diversão, aulas de surfe e atividades físicas para todas as idades, além de campanhas de preservação ambiental.

Além da qualidade técnica das disputas e da presença de estrelas do surfe mundial, uma das atrações do evento é a Esquadrilha Ceu, que fará uma apresentação, prevista inicialmente para o sábado (26/4). Fundada em 2011, a companhia é uma entidade civil formada por ex-pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), com mais de 25 mil horas de voos acumuladas e costuma realizar apresentações que envolvem o público.

Desde o primeiro dia de evento, a ideia é usar bem a janela do evento para que as pessoas possam fazer uma clínica de ‘altinha’, a fim de desenvolver suas habilidades com a bola nos pés. Para os mais confiantes, haverá também no sábado (26/4) um Campeonato de Altinha que deve reunir diversas equipes tanto locais quanto de cidades vizinhas.

A música também vai rolar solta no QS6000 de Maresias. A WSL disponibilizará um DJ na terça (22/4) e na quarta (23/4), além de promover luaus tanto na quinta (24/4) como na sexta (25/4). Outras atrações, ainda serão reveladas até a realização do megaevento.

Durante o evento, haverá o Novas Ondas, projeto de interação entre crianças locais com os atletas para inspiração e conscientização da nova geração. O Upcycling é outra ativação do campeonato, que busca o reaproveitamento das lonas da estrutura do evento para transformação de algum item de surfe (quilha e raspador) para doação a projetos sociais locais do esporte.

Um dos pilares da WSL e da Prefeitura de São Sebastião é a sustentabilidade e muitas ações são ligadas a esse tema. Para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa, existe a compra de créditos para compensação de carbono com rastreabilidade e certificados.

A compra de créditos de carbono é uma forma de empresas e indivíduos contribuírem para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente, demonstrando compromisso com a sustentabilidade.

Haverá também a gestão de resíduos produzidos no evento, com coleta seletiva nos de acordo com os requisitos legais, dando destino certo para cada tipo de resíduo, seja ele reciclável ou orgânico. E claro, tem a doação de mudas nativas que serão plantadas na área do evento após o término.

Campeões do WSL Qualifying Series em São Sebastião

2024: Sunny Pires (RJ) e Laura Raupp (SC) no Circuito Banco do Brasil de Surfe em São Sebastião

2023: Ian Gouveia (PE) e Arena Rodriguez Vargas (PER) no Circuito Banco do Brasil de Surfe em São Sebastião

2018: Yago Dora (SC) no Red Nose São Sebastião Pro

2017: Deivid Silva (SP) no Hang Loose São Sebastião Pro

2015: Miguel Pupo (SP) no Oi HD São Paulo Open of Surfing

2014: Filipe Toledo (SP) no O´Neill SP Prime

2010: Caetano Vargas (SC) no SuperSurf International

2005: Pedro Henrique (RJ) no Reef Classic 2005

2000: Crhistiano Spirro (BA) no Hang Loose Pro Contest

1999: Peterson Rosa (PR) no Hang Loose Pro Contest

1993: Renan Rocha (SP) no Sea Club Final Heat

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro