São Sebastião vai receber pela 12ª vez, na Praia de Maresias, entre os dias 22 e 27 de abril, uma etapa de um dos principais campeonatos de surfe do mundo, o Qualifying Series (QS), que faz parte do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Pensando em todos os espectadores, a organização do evento anunciou que terá transmissão ao vivo pelo site worldsurfleague.com, no app da WSL e nos canais oficiais da Liga Mundial de Surfe no YouTube.
A ideia da transmissão é conectar os fãs do esporte, aumentar o alcance de público, gerar oportunidades aos atletas e promover o desenvolvimento da modalidade. Além disso, a intenção é oferecer uma experiência imersiva e emocionante a todos que não puderem estar presentes, capaz de criar laços entre os fãs de surfe e o QS Maresias.
Essa etapa do QS, divisão de acesso para o Challenger Series, garantirá 6000 pontos para o ranking sul-americano da World Surf League (WSL), tanto para o masculino quanto para o feminino. O evento conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Turismo (Setur), além de ter patrocínio oficial do Banco do Brasil.
A gestão da WSL promete que esse será o maior evento de surfe já realizado no estado de São Paulo. A liga quer aproveitar o momento para fazer história, envolvendo o público – tanto da região, como os turistas – com o intuito de promover a modalidade e oferecer diversas ações de entretenimento, em Maresias.
Com essa 12ª etapa, São Sebastião se tornou a cidade do litoral paulista que mais vezes recebeu a competição e superou as dez realizadas em Ubatuba, oito no Guarujá e uma na Praia da Grama, em Itupeva. Essa será a 31ª etapa no Estado de São Paulo.
Vale lembrar que nomes que atualmente brilham na elite da WSL já tiveram a oportunidade de competir e vencer em São Sebastião, casos de Ian Gouveia (2023), Yago Dora (2018), Deivid Silva (2017), Miguel Pupo (2015) e Filipe Toledo (2014).
Já em relação à disputa feminina, que passou a ocorrer a partir de 2023, as vencedoras foram a brasileira Laura Raupp, de Santa Catarina, e a peruana Arena Rodriguez Vargas.
Ações sustentáveis e atividades físicas para público
O Circuito Banco do Brasil de Surfe sempre realiza várias atrações extras para o público em todas as suas etapas, com diversão, aulas de surfe e atividades físicas para todas as idades, além de campanhas de preservação ambiental.
Além da qualidade técnica das disputas e da presença de estrelas do surfe mundial, uma das atrações do evento é a Esquadrilha Ceu, que fará uma apresentação, prevista inicialmente para o sábado (26/4). Fundada em 2011, a companhia é uma entidade civil formada por ex-pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), com mais de 25 mil horas de voos acumuladas e costuma realizar apresentações que envolvem o público.
Desde o primeiro dia de evento, a ideia é usar bem a janela do evento para que as pessoas possam fazer uma clínica de ‘altinha’, a fim de desenvolver suas habilidades com a bola nos pés. Para os mais confiantes, haverá também no sábado (26/4) um Campeonato de Altinha que deve reunir diversas equipes tanto locais quanto de cidades vizinhas.
A música também vai rolar solta no QS6000 de Maresias. A WSL disponibilizará um DJ na terça (22/4) e na quarta (23/4), além de promover luaus tanto na quinta (24/4) como na sexta (25/4). Outras atrações, ainda serão reveladas até a realização do megaevento.
Durante o evento, haverá o Novas Ondas, projeto de interação entre crianças locais com os atletas para inspiração e conscientização da nova geração. O Upcycling é outra ativação do campeonato, que busca o reaproveitamento das lonas da estrutura do evento para transformação de algum item de surfe (quilha e raspador) para doação a projetos sociais locais do esporte.
Um dos pilares da WSL e da Prefeitura de São Sebastião é a sustentabilidade e muitas ações são ligadas a esse tema. Para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa, existe a compra de créditos para compensação de carbono com rastreabilidade e certificados.
A compra de créditos de carbono é uma forma de empresas e indivíduos contribuírem para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente, demonstrando compromisso com a sustentabilidade.
Haverá também a gestão de resíduos produzidos no evento, com coleta seletiva nos de acordo com os requisitos legais, dando destino certo para cada tipo de resíduo, seja ele reciclável ou orgânico. E claro, tem a doação de mudas nativas que serão plantadas na área do evento após o término.
Campeões do WSL Qualifying Series em São Sebastião
2024: Sunny Pires (RJ) e Laura Raupp (SC) no Circuito Banco do Brasil de Surfe em São Sebastião
2023: Ian Gouveia (PE) e Arena Rodriguez Vargas (PER) no Circuito Banco do Brasil de Surfe em São Sebastião
2018: Yago Dora (SC) no Red Nose São Sebastião Pro
2017: Deivid Silva (SP) no Hang Loose São Sebastião Pro
2015: Miguel Pupo (SP) no Oi HD São Paulo Open of Surfing
2014: Filipe Toledo (SP) no O´Neill SP Prime
2010: Caetano Vargas (SC) no SuperSurf International
2005: Pedro Henrique (RJ) no Reef Classic 2005
2000: Crhistiano Spirro (BA) no Hang Loose Pro Contest
1999: Peterson Rosa (PR) no Hang Loose Pro Contest
1993: Renan Rocha (SP) no Sea Club Final Heat