domingo, 18 maio 2025

São Sebastião recebe Copa Brasil de Tamboréu 2025 – Categoria B Masculino no próximo fim de semana

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com a Federação Paulista de Tamboréu e o Micuim Tamboréu Clube, realizam a Copa Brasil de Tamboréu 2025 – Categoria B Masculino, nos dias 17 e 18 de maio (sábado e domingo), na Praia de Barequeçaba, a partir das 9h.

O evento conta com a participação de quase 50 atletas de todo o Estado de São Paulo, que vêm ao município para disputar a competição, encontrar amigos, se divertir na praia e curtir as belezas naturais de São Sebastião.

A Copa Brasil B é destinada para atletas mais jovens e terá partidas de alto nível. Normalmente, os praticantes costumam ser atletas veteranos, porém, com a popularização do esporte a cada dia que passa os jovens se interessam em praticar a modalidade.

Muitos praticantes da modalidade, em especial os atletas de São Paulo (capital) jogam em quadras de saibro em seus respectivos clubes e em São Sebastião praticarão o esporte descalços, pois os jogos serão na areia da praia da região central.

Para Marco Antônio Rêgo Craveiro, presidente do Micuim Tamboréu Clube e diretor da Federação Paulista de Tamboréu, o evento será um sucesso e deve reunir um ótimo público na Praia de Barequeçaba.

“Jogar Tamboréu em Barequeçaba é diferente, pois tem a brisa boa da praia e o contato direto com a natureza. Podemos dizer que é um verdadeiro paraíso para os amantes do Tamboréu. Ouço esse relato de vários atletas de outros clubes por todo o Estado de São Paulo”, comentou Marco.

Já o atleta veterano, Luís Hypólito do Rêgo, o Luís Chocolate, 67 anos, estará presente no evento para prestigiar os atletas e assistir as partidas que prometem ser emocionantes. “Muito legal ver uma nova geração nascendo no Tamboréu. Pratico o esporte desde criança, comecei a jogar partidas oficiais com 11 anos e nunca mais parei. Posso afirmar que é um esporte apaixonante”, completou Luís.

Tamboréu

O Tamboréu, modalidade esportiva bastante difundida em toda a baixada santista – já era conhecida e praticada em São Paulo (Capital) e nas mais progressistas cidades do interior – formou um verdadeiro colégio de praticantes e de aficionados, pois, inegavelmente, é destinado ao desenvolvimento físico e à conservação de energias humanas, tanto para os jovens quanto para os de idade mais avançada, formando amigos e enriquecendo o patrimônio moral, social e esportivo dos clubes e das entidades respectivas.

O esporte foi inventado por volta de 1937, com a vinda de dois italianos, os Danadellis, que traziam dois “pandeiros” de aro de madeira e tampa de couro, com cerca de 35 a 40 cm de diâmetro. Ficavam jogando uma bola, um para o outro, em distâncias de cerca de 100 metros, nas praias, sem qualquer quadra ou rede.

Com a continuação vieram as quadras, com 20, 18 e, por fim, 17 metros, que é o atual formato das disputas da modalidade. A rede usada a princípio era a de tênis; hoje já são feitas exclusivamente para o esporte. Resumidamente, o Tamboréu é um esporte jogado por dois atletas posicionados em cada metade de quadra, dividida por uma rede.

O objetivo de cada um é lançar a bola ao campo adversário sobre rede, sem que este possa devolvê-la e evitar que faça o mesmo. Em todas as suas variantes – simples, por equipe ou não – a contagem terá 10 (dez) pontos em cada “set”, que só se encerra com dois pontos de diferença ou no 16º e têm um total de três sets.

Os pontos são marcados quando a bola toca o chão mais de uma vez ou quando a dupla adversária não conseguir devolver a bolinha.

Serviço:

Evento: Copa Brasil de Tamboréu 2025 – Categoria B Masculino

Data: 17 e 18 de maio (sábado e domingo)

Horário: 9h

Local: Praia de Barequeçaba

Endereço: Canto esquerdo da Praia de Barequeçaba

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro