Documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” tem lançamento no Centerplex, no Serramar Shopping

Fotos: Divulgação | Acervo Luciano Sant’anna

O documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf”, longa-metragem produzido e dirigido pelo surfista e professor Luciano Sant’anna, será lançado dia 7 de junho, às 11h no Centerplex, no Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O filme tem duração de aproximadamente 1h30min. e a  classificação é livre. As gravações tiveram início em março de 2024.

O ingresso é solidário e poderá ser trocado por 1kg de alimento não perecível ou agasalho na Fundacc e no Fundo Social de Solidariedade, a partir de 26 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade. 

O documentário traz entrevistas de dezenas de surfistas pioneiros e atuais, cenas de antigos festivais e campeonatos realizados na região, e também histórias da época em que o surf era marginalizado e as dificuldades que os surfistas tinha em se deslocar para as praias vizinhas de ônibus, carona ou até de bicicleta, atrás de ondas constantes.

O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo/2023 e possibilitou ao surfista tirar a ideia do papel e ganhar as telas. Ele conta que tudo começou há muitos anos com as exposições “Caraguá Surf Legends”, promovidas pela Associação de Surf de Caraguá (ASC) em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), projeto voltado para a divulgação de fotos antigas dos pioneiros do surf na cidade.

“Há mais de 30 anos garimpo imagens e fotos que contam a história do surf em Caraguatatuba, e quando as pessoas viam o acervo, sempre falavam: “agora passou um filme na minha cabeça”. Com isso a vontade de produzir um documentário ia crescendo a cada nova exposição, mas não sabia como iniciar. Já tinha meio que um pré-roteiro traçado, aí a oportunidade veio através do projeto aprovado. No início foi uma verdadeira odisseia para encontrar as pessoas e agendar para colher os depoimentos, principalmente os pioneiros, com alguns morando fora da cidade. Conseguimos muitos depoimentos, deixando até difícil escolher qual deles entrariam no filme”, frisa Luciano Sant’anna.

No documentário, além dos depoimentos de surfistas, o público vai conferir imagens inéditas de ação dos surfistas em diversas praias e picos do litoral norte e do mundo e imagens em Super-8 com registros de ‘barcas antológicas’. Também estão presentes cenas dos primeiros campeonatos de surf de Caraguá, os “Festivais Litoral Norte”, organizados pelo Derly, da fábrica de pranchas Litoral Norte,  as “Copas Imagem de Surf” organizadas pelo Mauro Apingorá, “Torneios Incentivo Imagem” organizados pelo Fábio Possa “Prego”, “Circuito Barra Boys”, organizados pelo Osvaldo Soares, o “Val” e Luciano Sant’anna. Também há cenas da fundação da Associação de Surf de Caraguá, com depoimento de Serginho Burihan, o primeiro presidente. 

Uma das trilhas sonoras foi criada especialmente para o filme, composição de Luciano Sant’anna e Chiquinho (Francisco Galvão de França), vocalista da banda Bichos da Costeira.

Durante as próximas semanas, entre as ações de lançamento, haverá sorteio de prancha produzida pelo shaper Luh Pereira, da Super kort Surfboarders, pelas redes sociais do filme. Acompanhe e participe! Instagram/@caragua_essa_cidadetbmesurf .

Homenagem

O documentário também irá homenagear Marco Fonseca, o “Marcão”, primeiro campeão de surf de Caraguá, falecido em 2024, com imagens inéditas nas praias da região, filmadas em Super-8.  “Infelizmente não deu tempo de colher o  seu depoimento, mas ele acabou deixando essas imagens de seu legado. Aparece ele surfando com os amigos Manoel Ferreira o “Caco” e Edson Bola, entre outros, no Boqueirão, pico de surf que fica ao lado da Pedra do Jacaré. Também tem imagens da Praia do Félix, Massaguaçu e Maresias “, conta .  

Palestras e aulas de surf

Durante o mês de maio o surfista e diretor do filme, Luciano Sant’anna, realiza palestras, exibição de prévia do documentário e aulas de surf nas escolas públicas e particulares do município.  A ação será realizada também na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, como contrapartida do projeto.

Dia do Surfista 

A data de lançamento do documentário foi escolhida devido ao dia 7 de junho ser instituído pela Lei 1938 de 6 de maio de 2011, o Dia do Surfista, incluindo-o no calendário oficial do município.  Também comemora os 36 anos da Associação de Surf de Caraguatatuba (ASC).

O filme “Caraguá! Essa cidade também é surf” tem produção e direção de Luciano Sant’anna, edição e arte de Marcus Cardoso, imagens de Rafael Roveran e Marçal Leme. O projeto tem patrocínio do Governo Federal por meio da Lei Paulo Gustavo/2023, em parceria com o Governo Municipal, Fundacc e Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC). Tem co-patrocínio da Água do Mar Surf Shop, Silva Indaiá, No Vaca Açaí e Pranchas Super Kort Surfboards. Apoio Cultural: Centerplex Cinema e Serramar Shopping.

Para mais informações do projeto, acesse: Instagram/@caragua_essa_cidadetbmesurf  YouTube/caraguáessacidadetambémésurf .

Serviço

Lançamento: Documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf”, de Luciano Sant’anna

Dia: 7 de junho

Horário:  às 11h

Local: Centerplex – Serramar Shopping

Av. José Herculano, 1086 – KM 05 – Pontal de Santa Marina, Caraguatatuba

Classificação: Livre

Ingressos Solidário: 1kg de alimento não perecível ou agasalho

Pontos de Troca (a partir de 26 de maio, das 9h às 17h):

– Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) – Rua Santa Cruz, 396 – Centro

– Fundo Social de Solidariedade – Rua José Damazo dos Santos, n° 39 – Centro

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro