O projeto ‘Capoeira Com Eira e Beira’, realizado no bairro de Cambury, na Costa Sul do município, realizou no sábado (17/5), o 10º Encontro de Capoeira ‘Amigos do Carvoeiro’. O evento teve apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e marcou os 20 anos do projeto Capoeira Com Eira e Beira.
De acordo com o criador da iniciativa, o capoeirista Antônio Carlos Rodrigues, mais conhecido como ‘Mestre Carvoeiro’, o evento reuniu cerca de 600 pessoas e teve o objetivo de graduar os jovens atletas do projeto e integrar grupos de capoeira de várias localidades.
Com grupos de Minas Gerais, de Paraty (RJ), e de municípios do Estado, como Santa Isabel, Nazaré Paulista, Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Ubatuba, o evento teve a sua maior edição e premiou todos atletas com medalhas de participação.
“Já faz 20 anos que criei esse projeto com o intuito de desenvolver a capoeira em São Sebastião. O objetivo do ‘Encontro’ foi realizar uma grande festa e iniciar novos ciclos aos alunos mais jovens e veteranos dentro da capoeira. Costumo dizer que a capoeira é uma arte única e sempre contribuirá para a história do nosso país. Esse é o espírito de capoeira!”, contou Carvoeiro.
O mestre é treinador da Seleção de Capoeira Municipal de São Sebastião, além de fazer parte do Grupo Ginga e Atitude Capoeira, desenvolvido por ele e outros profissionais do esporte no município.
Capoeira Com Eira e Beira
O projeto sempre envia atletas para campeonatos, festivais e eventos de capoeira em diversos lugares dentro e fora do município. Além disso, a iniciativa trabalha com pessoas de idades variadas, contando com pessoas com idade entre 5 e 55 anos. O objetivo é trabalhar diferentes categorias dentro da própria comunidade.
“Estas experiências contribuem para uma melhor aprendizagem dentro do intercâmbio cultural e esportivo da capoeira que costuma ser regional”, salientou Carvoeiro.
Com cerca de 50 alunos, as aulas do projeto são realizadas na EMEI Prof. Lino Marques Vicente “Sementinha”, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h, e na Academia Animal Power, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.