sábado, 23 novembro 2024

Público comparece em peso à primeira edição do Tamar Cultural em Ubatuba

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Show de Leo Gandelman Quarteto com abertura de Os Cascudos e oficinas de musicalização com materiais recicláveis fizeram parte da programação, patrocinada pela Braskem e Unigel

O Projeto Tamar da cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, abriu as portas neste último final de semana – 24, 25 e 26 de Agosto – para receber a programação do Tamar Cultural com programação de shows e oficinas culturais. O projeto, realizado desde 2012 com a intenção de contribuir com a dinamização dos espaços culturais dentro dos Centros de Visitantes das diversas unidades do Tamar no Brasil, acontece nesta terceira edição via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Braskem e da Unigel, realização da Trevo Produções, Projeto Tamar, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Leo Gandelman encantou os presentes com instrumentais envolventes, tocando três tipos de sopro, bem acompanhado por Eduardo Farias nos teclados, André Vasconcellos no contrabaixo e Cassius Theperson na bateria, e reafirmou a excelência e virtuosismo em músicas de concerto, além de esbanjar simpatia e conexão com a audiência: nos últimos instantes da apresentação, desceu do palco e passeou pela platéia, que ovacionou o músico. A abertura d’Os Cascudos, grupo local que dedica mais de 50 cantigas exclusivas ao universo Tamar e mantém a mesma formação desde o início, em 2009 – André Ramos na guitarra, Rafael Furtado no baixo, Wanderley Alves na bateria e Ieda Terra no vocal – trouxe, com alegria e muito ritmo, informações sobre as tartarugas e o meio-ambiente, e ajudou a aquecer o público, composto por cerca de 160 pessoas, enorme maioria de moradores cadastrados no Projeto Tamar, que se acomodou confortavelmente debaixo da impecável estrutura montada como abrigo para a chuva, que, claro, caiu, assim como as temperaturas na cidade.

As oficinas de musicalização com materiais recicláveis afetaram 60 crianças das escolas públicas da região. Ministradas pelo músico e arte-educador Wanderley Alves em dois grupos matinais na 5a e 6a feira, apresentaram conteúdo relacionado à educação ambiental, aproveitamento de resíduos e separação do lixo, além de um tanto sobre a cultura da música nacional. 

Sobre o Projeto Tamar 

A Fundação Projeto Tamar é uma entidade privada, sem fins lucrativos e pioneira em conservação marinha no Brasil. Criada na década de 80, sua missão é promover a recuperação das tartarugas marinhas através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social. Atualmente, está presente em 23 localidades no litoral e ilhas oceânicas do Brasil. São mais de 1.100 quilômetros de praias monitorados e cerca de 25 mil ninhos protegidos por ano. Visite o site para mais informações: www.tamar.org.br 

Foto : Daniela Seco

Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro