Conheça a Região Turística Litoral Norte de São Paulo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba formam a paisagem deslumbrante da Região Turística Litoral Norte

Porta de entrada do Litoral Norte de São Paulo, Bertioga – com 64.188 habitantes e distante 106 km da capital – é uma estância turística que tem 33 km de belas praias para todos os gostos: as mais distantes e quase desertas, águas tranquilas para os banhistas, outros locais com ondas mais fortes para os surfistas e muita natureza preservada. Mas bom mesmo é que a diversidade de atrativos é rica, contemplando rios e cachoeiras que vão ao encontro dos que se encantam com o Turismo de Aventura e com o Ecoturismo, além do Turismo Histórico, Cultural e Religioso, entre outros. Tudo isso ao lado de uma boa infraestrutura de gastronomia e hospedagem. Destaque para o Forte de São João que é a fortaleza considerada a mais antiga do Brasil, concluída pelos portugueses em 1547. Bem conservada, exibe paredes originais e abriga exposição permanente de armas e de ocas indígenas. Na área do entorno do Forte fica o Parque dos Tupiniquins, onde está localizada a única estátua do País do cacique Tupinambá, o Cunhambebe, que esteve ali em 22 de setembro de 1563, acompanhado do padre José de Anchieta, para selar a paz entre colonos e nativos. Tudo isso além de uma gastronomia farta (os Festivais da Tainha e do Camarão) e da Riviera de São Lourenço.

Entre as 14 praias de Caraguatatuba, chamada de a “Capital do Litoral Norte”, estão a do Camaroeiro, a Praia do Centro – com acesso à Pedra da Freira – a Praia do Jacaré e a Martim de Sá. Com boa rede de hospedagem, restaurantes, culinária variada e comércio, “Caraguá”, como é chamada – distante 174 km da Capital – tem boa infraestrutura que qualifica e destaca a economia local. Atrativos, lugares para ir, para tomar banho, ver o pôr do sol ou simplesmente descansar são ingredientes que fazem da cidade um destino muito procurado pelos turistas. O verão é, com certeza, a grande pedida para os que a visitam. A cidade, com seus 134.875 habitantes, vê sua população explodir na alta temporada, chegando a 500 mil pessoas no réveillon e beirando um milhão de visitantes entre o Natal e o Carnaval. Para o turista, Caraguatatuba oferece boas opções de passeio, descanso e lazer. O clima tropical úmido litorâneo proporciona verões chuvosos e invernos úmidos, com temperaturas moderadamente altas. O calçadão da cidade conta com ciclovia e também é opção para caminhadas e contemplação do mar. Há restaurantes, bares e quiosques, além de infraestrutura para o visitante passar um dia tranquilo na praia. Um atrativo como a paradisíaca Lagoa Azul, situada no canto sul da Praia do Capricórnio, é conhecida como cartão postal de Caraguatatuba, já a praia tem fácil acesso e localiza-se a sete quilômetros do centro. Destaque para o Programa Praia Acessível que é um espaço de recreação e convivência que proporciona apoio e acesso a pessoas com deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzida para o banho de mar e lazer na praia. Nessa atividade, há monitores que auxiliam as pessoas a entrar na água com cadeiras anfíbias, coletes salva-vidas e boias.

Um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros, Ilhabela – com 34.934 habitantes e distante 207 km da Capital – envolve um turismo que é a base da economia desta cidade que tem a seu favor paisagens de praias com Mata Atlântica preservada, cachoeiras e trilhas, além de cultura, histórias e tradições caiçaras. Destaque para atividades como Observação de Pássaros que encantam turistas de todo o mundo. São mais de 40 praias ao redor da ilha principal, além de outras ilhotas que fazem parte do arquipélago. Vale dizer que sua história, rica em lendas de piratas e corsários, remete aos engenhos de pinga que existiam no município até o final do século XIX. Hoje, roteiro turístico consolidado, Ilhabela é reconhecida internacionalmente pelos seus eventos náuticos, como a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, maior evento do setor da América Latina, sempre no mês de julho. Este destino tem um charmoso centro histórico marcado por casarios coloniais com ar de cidade do interior. Conhecida como Vila, a região é repleta de pousadas, lojinhas, com muitas opções de gastronomia, incluindo cafés, sorveterias, bares e restaurantes que atraem muita gente especialmente, ao final do dia. O pôr do sol nas muretas da Vila é disputado pelos turistas.

A cidade mais antiga do Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião – com 81.540 habitantes e distante 197 km da Capital – oferece como atrações vida noturna agitada, baladas, numerosas opções de hospedagem, infraestrutura comercial, com o privilégio de possuir 100 quilômetros de litoral, com praias, ilhas, enseadas, exibindo um cenário muito além do sol e do mar. Várias praias são famosas como Boiçucanga, Juréia, Juquehy, Barra do Una, Barra do Sahy, da Baleia, Camburi, Camburizinho, Maresias, de Santiago e Toque-toque Pequeno. Com cerca de 70% de sua área protegida por unidades de conservação como o Parque Estadual da Serra do Mar, o turismo no município contribui para a preservação dessa exuberante natureza. Além das atrações disponíveis como a culinária caiçara, trilhas, cachoeiras, mergulhos e passeios de barco, o Centro de São Sebastião é um capítulo à parte, porque guarda um preservado casario colonial, com prédios datados dos séculos 17 e 18. São sete quarteirões tombados pela Secretaria Estadual da Cultura e abrigam construções como a Matriz de São Sebastião, a antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública, a Capela de São Gonçalo e a Casa da Esperança. Destaque para a boa oferta de hospedagem que é generosa e oferece um leque diverso de hotéis e pousadas, mesmo porque opções de atividades é que não faltam, desde esporte de aventura, até “pegar” uma praia, conhecer a história e a cultura, curtir uma balada, praticar mergulho ou simplesmente uma caminhada pela orla.

Ubatuba, a “Capital Paulista do Surfe”, – com 92.980 habitantes e distante 220 km da Capital – tem algumas das praias mais famosas da região, com atrações para todos os gostos e bolsos, além de disputadas praias tranquilas (Enseada, Domingas Dias) e agitadas (Praia Grande, Tenório). Ao todo são 102 praias. Destaque: açaí com sorvete de leite em pó. Essa é a famosa e procurada receita do Casadinho, uma iguaria especializada que é oferecida a um preço bem razoável aos turistas nas sorveterias do centro desta estância turística. Há Ubatuba para todas as preferências, tanto para os que estão à procura de descanso, como para os turistas em busca de agito. Para os que procuram banhos de cachoeira, mergulhos e passeios de escunas e lanchas, a geografia do lugar é um atrativo sem igual. Para os chegados em uma aventura, há a trilha das Sete Praias que merece um dia inteiro da atenção do turista. São quase dez quilômetros de caminhada, sem muito esforço, o que se pode fazer em quatro horas de trajeto, com paisagens fascinantes como as praias do Bonete, do Cedro e Praia Grande, da Fortaleza e da Lagoinha. Para o turista que gosta de refúgios naturais, a Ilha das Couves é recomendada, por ser um destino de dar água na boca e não tem quem saia dali sem se impactar com a beleza local. Outra opção de ilha famosa é a Anchieta, para quem gosta de praias e trilhas. Ali, a natureza está preservada e chega-se a esse paraíso por meio de escunas. O nome Ubatuba, em tupi guarani, significa “terra de muitas canoas” (de onde “ubá” = canoa e “tuba” = lugar com muita quantidade). Explicação: nos primórdios do Brasil, a região litorânea de Ubatuba era ocupada pelos índios tupinambás, que se reuniam em muitas canoas para expedições contra os portugueses e outras tribos, no século XVI.

Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Fale com o Turistando SP