A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) reuniu, na tarde, parceiros, associações de bairro, representantes de várias secretarias municipais e sociedade civil na primeira reunião de alinhamento para a Conferência Municipal de Meio Ambiente (1ª etapa) da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente. O encontro ocorreu na Casa da Cultura, na Rua da Praia.
No local, foram definidas a comissão organizadora, demandas de cada um dos setores envolvidos, além de apresentação da proposta e equipe. Os debates gerados no encontro giraram em torno de cinco eixos temáticos a partir de um documento-base, sendo eles:
I Mitigação: Redução de emissão de gases de efeito estufa;
II Adaptação e preparação para desastres: Prevenção de riscos e redução de perdas e danos;
III Justiça climática: Superação das desigualdades;
IV Transformação Ecológica: Descarbonização de economia com maior inclusão social;
V Governança e Educação Ambiental: Participação e controle social.
A secretária-adjunta do Meio Ambiente, Fábia Mandú, destaca a importância da 5ª conferência que está sendo realizada no município. “É para que toda a sociedade civil, a comunidade como um todo, possa contribuir para novas políticas públicas das mudanças climáticas no Brasil e no nosso município que trarão impactos à vida de cada um de nós. É uma oportunidade de alinharmos metas aos objetivos globais e as melhores soluções para cada região do país. Levando em conta que os impactos da mudança do clima já estão atingindo a população brasileira, principalmente as comunidades mais vulneráveis”.
A reunião foi a primeira de uma série de encontros que ainda serão realizados para alinhar as informações referentes ao evento e desenvolver um relatório de ações que será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima pela SEMAM.