Foto: Divulgação | Fundacc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol Francisco de Goya. O evento é aberto ao público e integra a programação de aniversário de Caraguatatuba, que completa 168 anos no dia 20 de abril.
A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), do Macc e do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” (Amasb). As exposições seguem no Museu até o dia 21 de junho com entrada gratuita, e podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e no sábado, das 10h às 20h. O Macc está localizado no Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos”, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3883-9980.
Sobre as exposições
”Edna Lins – Tributo”
Em homenagem à memória da artista expressionista, Edna Lins (1937-2022), e por sua contribuição à arte em Caraguatatuba, a mostra revela um recorte íntimo de sua trajetória pictórica. Em suas pinturas, a geometria cubista – paixão declarada pela artista entrelaça-se a linhas expressionistas vigorosas e pinceladas gestuais, criando composições que desmontam e reconstroem realidades.
A artista nasceu em Correntes (PE), mas escolheu Caraguatatuba para viver seus dias mais significativos. Uniu suas raízes nordestinas à efervescência criativa de São Paulo, onde atuou como designer têxtil. Pintora, muralista, professora e mentora, sua produção dialogou, até o fim, com as urgências humanas e sociais.
“terra terreno território”, de Dani Sandrini
A exposição da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini, utiliza duas técnicas de impressão fotográfica do século XIX para propor uma reflexão sobre como é ser indígena em grandes cidades em nosso tempo atual. As imagens fotográficas documentais foram realizadas durante o ano de 2019 na Grande São Paulo, tanto em aldeias indígenas da capital do Estado (com a predominância da etnia guarani), quanto em contexto urbano, contando com ao menos 53 etnias (Censo de 2010/IBGE).
A impressão das imagens desse trabalho é feita artesanalmente utilizando a luz solar, diretamente em folhas de plantas e também em papéis sensibilizados com o pigmento extraído do fruto jenipapo, o mesmo que muitos indígenas usam em suas pinturas corporais.
“Loucuras Anunciadas”, obras gravadas de Francisco de Goya
Uma mostra interativa e itinerante que reúne 22 obras gravadas do mestre Francisco de Goya (1746-1828), onde o público participa de forma lúdica, integrando-se ao universo do artista. A exposição traz uma temática complexa, conhecida como Disparates, que se prolonga até 1819.
Goya é reconhecido como o mais significativo artista espanhol da segunda metade do século XVIII e primeiro quartel do século XIX, e sua obra é uma das mais vigorosas e originais de todo o mundo no período em que ele viveu.
Serviço
Abertura das Exposições
“Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território” e “Loucuras Anunciadas”
Dia 19/4 – sábado – às 10h
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) l Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos – Centro
Entrada gratuita l Livre