sábado, 19 abril 2025

Encontro de Retomada do Turismo no Litoral Paulista reúne governos federal e estadual para apresentar estratégias de recuperação do turismo na região

Na última quarta-feira (29), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com os governos federal e estadual, realizou o Encontro de Retomada do Turismo no Litoral Paulista, no Beach Hotel Sunset, na praia de Cambury.

A reunião teve como objetivo apresentar os planos de ações, estratégias de recuperação do turismo e as propostas dos setores públicos e dos setores privados para fomentar o turismo na região afetada pelas fortes chuvas no mês de fevereiro. As ações se estendem a outras cidades atingidas como Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba, Bertioga e também Guarujá.

O encontro reuniu mais de 100 participantes, integrando o trade turístico, representantes das três esferas de governo e empresas do setor público e privado.

Conduzido pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, a reunião contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, por videoconferência; Gerência de Apoio do Litoral Norte, representada pelo Coronel André Marcelo Warol Porto Rodrigues; o representante da Infraero, Richard Custódio da Silva; a secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Leite; a secretária municipal de Turismo, Adriana Augusto Balbo; representantes das prefeituras de Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e Guarujá; o presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião, Marco Perrotti; e contando também com representantes do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil, CVC Corp e Sebrae.

Novas parcerias foram anunciadas com a empresa de ônibus Pássaro Marrons, na oferta de passagens com valores reduzidos, a fim de incentivar o turismo durante nos dias de semana (segunda a quinta-feira) na região, durante a baixa temporada. Essa parceria também estará ligada ao programa ‘Voa, Brasil’, com o objetivo de democratizar o transporte aéreo, tornando as passagens mais acessíveis e integrando a chegada de turistas nos aeroportos do Estado de São Paulo ao destino São Sebastião.

Na reunião também foram apresentadas linhas de créditos disponíveis para auxiliar os prejudicados e o trade local presente no encontro pode tirar dúvidas e propor sugestões para melhorias e facilitações. Os empresários, formais e informais, afetados pelas chuvas em São Sebastião, terão acesso a linhas de crédito emergenciais disponibilizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Banco do Povo e Programa Desenvolve SP.

Além disso, com o objetivo de garantir condições de recuperação do setor de turismo, responsável pela geração de emprego e renda na região, o Ministério do Turismo também está disponibilizando aos empreendedores turísticos afetados inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o acesso a R$ 196 milhões disponíveis via Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Os recursos podem ser utilizados para a realização de obras, aquisição de bens e também para capital de giro.

Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero)

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, destacou na reunião que estão sendo estudadas áreas no município para instalação de heliponto, heliporto e aeroporto em São Sebastião. A iniciativa visa fortalecer o turismo e uma saída aérea em caso de necessidade, necessidade confirmada com o período da calamidade vivida pelo município.

Parcerias para incentivo ao turismo

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo assinou o protocolo com a empresa que é considerada a maior operadora de viagens da América Latina, a CVC Corp.

Entre as medidas a serem realizadas, a CVC vai estimular a venda de destinos do Litoral Norte por meio de suas 1.100 lojas franqueadas e oito mil agências de viagens em todo o Brasil, além de realizar workshops com os meios de hospedagem da região para mobilizar fornecedores atuais e cadastrar mais hotéis e pousadas nas plataformas das marcas do grupo, e elaborar um plano de mídia para impactar o consumidor final potencial para visita à região.

Na reunião, a secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Leite, frisou que novas parcerias com empresas de viagens estão sendo discutidas.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro