domingo, 24 novembro 2024

Fundação Cultural abre duas exposições e homenageia artistas, Caraguatatuba e arte indígena

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mostra de Arte Edna Lins abre dia 20 de abril

A coletiva reúne obras de 33 artistas em técnicas e formatos diversos sob o tema “Caraguatatuba e um recorte do acervo da artista plástica Edna Lins

A Mostra de Arte Edna Lins – Homenagem à Caraguatatuba em comemoração aos seus 166 anos, terá sua abertura no dia 20 de abril, quinta-feira, às 19h no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). A visitação é de até 4 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e sábados das 12h às 17h.

Estarão expostas cerca de 60 obras de 33 artistas em técnicas e formatos diversos sob o tema “Caraguatatuba e um recorte do acervo da artista plástica Edna Lins (in memoriam), homenageada na ocasião.

A mostra é uma realização da Comissão Setorial de Artes Plásticas, em parceria com a Fundacc e o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Por meio de edital, possibilitou o mapeamento e exposição de diferentes linguagens artísticas existentes na região, reconhecendo e incentivando os artistas na cidade. A Mostra de Arte Edna Lins também comemora o aniversário de Caraguatatuba em 20 de abril e o dia do artista plástico, 8 de maio.

Também estão incluídas  obras como homenagem (in memoriam) a dois caiçaras pescadores do Camaroeiro, “Bora seu Dito” (pescador caiçara Benedito Costa), de Leo Albaca, e “Robalo” de autoria do próprio Elias Mendes de Souza, conhecido por Lico, artesão e pescador caiçara.

Conheça os artistas da coletiva

Sérgio Roberto Martins, Carlos Eduardo Lopes, Amauri Rodrigues da Silva, Aldey Macedo, Matheus Vinícius de Souza, Melita Rosane Silva de Almeida, Gabriela Rodrigues de Abreu, Gilberto de Jesus, Arnaldo Passos, Cleiton Yeshua, Lia Camargo, Rodrigo Oliveira, João Guimarães Filho, Giuliana Arganaraz, Juliano Vallentin, Sandra Pires, Juan Bonetti, Marco Lahos, Darcy Apolinário, Rogério Carmello, Léo Albaca, Maria de Fátima Rocha Fulini, Tânia Vaz Pallante, Míriam Conocchia, Maria Donizeti Sandim Machado, José Alexandre de Paula, Branco Peretti, Fábio Abreu, Mário Carlos Filho, Fernando Fuentes, Deniz Carlos Silva dos Santos, Marisa Di Giaimo e Pedro Caetano.

Sobre Edna Lins

A exposição é uma forma de homenagear a artista plástica Edna Lins, professora de artes nas Oficinas Culturais da Fundacc, foi premiada por sua trajetória cultural em 2022, participou de exposições na América Latina, coletivas e individuais e possui um Mural intitulado “O Caiçara” na Biblioteca Municipal de Caraguatatuba. Edna foi também professora de História da Arte na Universidade Módulo. Sua última mostra foi no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) em 2022. Edna Lins faleceu em dezembro de 2022.

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba.

Mostra Povos Indígenas traz artesanato da Aldeia Renascer

A Mostra “Povos Indígenas” traz peças identitárias da artesã Nifa, moradora da Aldeia Renascer, de Ubatuba e tem a abertura marcada nesta quarta-feira,19, às 10h, no Saguão da Fundacc.

O público vai poder apreciar colares, cestaria, chocalhos, remos, cocares, bonecas, pau de chuva, entre outros objetos da cultura indígena. As peças estão à venda e poderão ser retiradas após o final da exposição, em 5 de maio

No saguão da Fundacc, a visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca. A partir do dia 20, um recorte da mostra também estará exposta no parque do Juqueriquerê.  A realização é da Comissão Setorial de Artes Plásticas e Artesanato da FUNDACC.

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro