quarta-feira, 4 dezembro 2024

Prefeitura de São Sebastião intensifica ações de limpeza e desobstrução de canais de drenagem de Costa Sul à Norte por causa do alerta de chuvas

Gostou deste conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nesta semana, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), realiza operações de limpeza de córregos, galerias e sumidouros da Costa Sul à Costa Norte do município. Essa é mais uma ação realizada pela pasta e intensificada por causa do alerta emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de pancadas de chuva generalizadas que podem chegar ao acumulado de 150 milímetros (150 litros por metro quadrado) entre esta sexta-feira (18) e domingo (20) no Litoral Norte.

São mais de 100 homens das regionais trabalhando para melhorar as condições de drenagem das vias do município. De acordo com a Defesa Civil, a razão desse alerta é a passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste que criará condições para pancadas de chuva forte no Litoral com rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora.

O secretário de Serviços Público, Pedro Paulo Faria, afirma que as ações de limpeza são fundamentais para diminuir os impactos das fortes chuvas e evitar danos aos munícipes. Entretanto, Pedro Paulo explicou que a população precisa ter consciência e realizar o descarte dos resíduos da maneira correta para não entupir os de córregos, galerias e sumidouros.

“Estamos trabalhando intensamente para que essa chuva do final de semana não cause estragos catastróficos em nossa cidade. Porém, encontramos muitos resíduos descartados de maneira errônea pela população nos córregos da cidade. A cooperação de todos é muito importante nesse momento. Por isso, colocamos todos os nossos maquinários e colaboradores nessa missão para conseguirmos evitar qualquer risco de enchentes e alagamentos”, complementou o secretário.

A SESEP também realiza o desassoreamento das margens do rio para a retirada de resíduos e o afundamento da calha de drenagem, incluindo o manejo adequado da vegetação, seguindo a legislação ambiental vigente.

A ação está sendo realizada após apontamento da Defesa Civil e autorização da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM). Realizado com auxílio de escavadeiras hidráulicas, o trabalho também tem como objetivo facilitar o escoamento das águas, prevenindo enchentes e alagamentos em bairros próximos ao rio.

Ações nos bairros

Desde segunda-feira (14), as equipes das sete Regionais do município estão empenhadas em melhorar a drenagem de todos os bairros da cidade. A Regional de Boiçucanga efetuou a limpeza na Vila Sahy com maquinários e cerca de 20 funcionários braçais. Além disso, teve a limpeza e desobstrução das valas e galerias da Estrada do Cascalho.

Esta semana, a equipe da Regional Costa Norte realizou trabalhos de capina, poda e limpeza em geral, em todas as vias públicas da região, incluindo as avenidas Odisseu, Dario Leite Carrijo, Nereidas, Nereu e Rua Eidoteia, mais adjacências, no bairro Canto do Mar, além de manutenção do calçamento da Rua João Bernardino de Farias.

A Regional Centro executou os serviços de limpeza no córrego do Outeiro e em todas as galerias dos bairros da região central. Em Juquehy, os núcleos das vilas Progresso, Carioca e Paraná e o Centro do bairro também tiveram ações da Regional nas localidades, por serem áreas de risco de deslizamento.

Em Maresias, os servidores focaram nos trabalhos de drenagem na Rua do Forno e na Rua Cordovil Moreira. A equipe desobstruiu córregos e galerias por toda a extensão das vias para melhorar o fluxo das águas pluviais. A intenção é proporcionar melhor acessibilidade e segurança para a população da região. O serviço foi efetuado com o auxílio de 10 servidores da Regional Maresias.

Na Costa Norte, a Regional fez a desobstrução das fozes próximas ao mar para liberar a passagem de água para ter um melhor escoamento, assim, melhorando o fluxo dos canais de base.

Todas as avenidas, ruas, travessas, vielas, escadarias, espaços esportivos e de lazer dos bairros, vilas e comunidades da Costa Sul do município passam por serviços de zeladoria urbana, diariamente. Com as chuvas, a administração faz um trabalho de maneira programada para não prejudicar a circulação, segurança e conforto dos pedestres da região.

É importante ressaltar que a SESEP não é responsável pela remoção de entulhos provenientes de obras particulares, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 2.321/2015.

Serviço

O município de São Sebastião conta com sete regionais municipais – Centro, Topolândia, Costa Norte, Maresias, Boiçucanga, Juquehy e Boraceia. Mais informações e solicitações podem ser feitas pelo telefone (12) 3891-2050 ou e-mail sesep@saosebastiao.sp.gov.br. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Endereços das Regionais Municipais

Regional Centro – Rua João Cupertino dos Santos, 249, telefone (12) 3891-2050;

Regional Topolândia – Avenida Professor Doutor José Machado Rosa, 171, telefone (12) 3891-2050 (Regional Centro);

Regional Costa Norte – Rua do Parque, 04, bairro Canto do Mar, telefone (12) 3861-1234;

Regional Maresias – Avenida Francisco Loup, 1.316, telefone (12) 3865-7094;

Regional Boiçucanga – Avenida Walkir Vergani, 36, telefone (12) 3865-1550;

Regional Juquehy – Rua Maurício Benedito Faustino, 101, telefone (12) 3863-1473;

Regional Boraceia – Alameda Ribeirão Pires, 339, telefone (12) 3861-1981.

Foto: Divulgação / PMSS

Tempo Agora
Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro